segunda-feira, 14 de novembro de 2016


Mais momentos especiais no segundo semestre: 
Em outubro, tivemos a exibição do filme Jumanji :
 

Sinopse: Alan Parrish desapareceu quando era menino e ninguém acredita na história de seu amigo de que ele foi sugado por um jogo. Vinte e seis anos depois, duas crianças acham o jogo no sótão e, quando começam a jogar, Alan é libertado. Mas o jogo ainda não acabou e Alan precisa terminar antes de ser realmente libertado.
1995  Fantasia/Thriller  1h 44m
Data de lançamento29 de março de 1996 (Brasil)


Um dos objetivos propostos pelo projeto SESSÃO PIPOCA é que além do conhecimento e da formação de um espírito crítico, a escola pode fomentar junto aos seus alunos o senso de justiça e a compreensão dos direitos e deveres de cada um em uma sociedade democrática.


 

Lembrancinha do filme:  

       



         


    




Essa turminha é top!  


AH... E no início de novembro teve também a oficina de jogos! Foi super legal! 


 
A socialização do aluno é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas.


 
Por meio da estrutura de um  jogo, o aluno pode construir normas para suas brincadeiras e, assim, descobrir, interagir e ampliar seus conhecimentos.



  
Com a utilização de um jogo, nunca se está perdendo tempo. Com eles, os alunos aprendem a investigar, a tomar decisões, a analisar as condições, etc. 

Com relação à Matemática,por exemplo,  os jogos de regras possibilitam o aluno construir relações qualitativas ou lógicas, aprender a raciocinar e a questionar seus erros e acertos. Com relação às ciências físicas e naturais, os jogos de regras trabalham com hipóteses, sendo possível testar neles variações, controlar as condições favoráveis, observar o desenvolvimento da partida, medir os riscos, pesquisar, enfim, produzir conhecimento comparável ao produzido pelo método científico.Já na área de línguas, pode-se comparar uma partida de jogo de regras a uma produção textual, pois em ambos é necessário interpretar para tomar decisões, conferir significações, atribuindo sentido aos diferentes momentos da partida,  ordenar logicamente as jogadas, etc.

         
Sendo assim,  é importante conscientizar que o jogo não é apenas um entretenimento, pois também envolve responsabilidade, respeito pelos demais jogadores e pelo grupo em geral, uma vez que não se trata de passar algum tempo brincando, mas de aprender, de forma divertida, o máximo possível. 

REFERÊNCIA : PROJETO SESSÃO PIPOCA 2016
https://ensfundamental1.wordpress.com/287-2/677%C2%A0/



Valeu, sala 12 !  Até breve!

Com carinho, 
Professora Cristina Sanches.