sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PROJETO  “A ABELHA,  NOSSA  MASCOTE DO BLOG http://chocolatecomletrinhas.blogspot.com.br/” 



PÚBLICO ATENDIDO: 4º ano


“As dificuldades nos impulsionam, as críticas servem de alavanca, os elogios nos trazem estímulo e se não houver recursos nós buscaremos afim de produzir o melhor para sociedade na qual estamos inseridos."
               

Sendo assim , espero ter oferecido boas flores para que vocês produzam um melhor mel!”

Professora Cristina Sanches 


JUSTIFICATIVA:

Ressaltar com os alunos a importância e a necessidade do respeito às diferenças individuais no convívio cotidiano, utilizando a  organização e a disciplina , assim como as abelhas. Daí a escolha da abelha como mascote do blog
http://chocolatecomletrinhas.blogspot.com.br/


OBJETIVOS:

o Compreender que as abelhas são insetos sociais, que convivem harmoniosamente em um mesmo espaço, chamado de colônia. São disciplinadas, trabalhadoras e organizadas e que podemos tomá-las como exemplo de harmonia nas suas diferentes funções.

o Sensibilizar para as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, e que são singulares e a importância de respeitar as diferenças.

o Conscientizar de que é preciso proteger o meio ambiente e se harmonizar com ele .

o Reconhecer a fábula como gênero da língua portuguesa e refletir sobre os hábitos para um bom convívio social ( Trabalhar a história " A ABELHA CHOCOLATEIRA).

DESENVOLVIMENTO:

.Desenvolver atividades que explorem a oralidade, criatividade , sensibilidade , o espírito coletivo e crítico dos educandos. OBS: Antes de apresentar a fábula  da “ABELHA CHOCOLATEIRA” à turma, provocar uma discussão sobre o comportamento dos animais em seu ambiente. Questionar sobre as funções que cada animal exerce no seu grupo. EX: O que se espera da formiga? Que ela transporte folhas, cascas e outros materiais para construir o formigueiro. Na colmeia, a função da abelha operária é colher o néctar para fazer mel. E o que se espera do homem? Que ele trabalhe e ajude no sustento da família.  

.Produção em telas de pintura da figura do mascote do blog (  abelha chocolateira ) pelos alunos.


. Trabalhar a figura do mascote do blog de diferentes maneiras ( colagem, desenhos, produção livre, etc).

.Ouvir  e trabalhar a música Zum-zum no CD ;

. Exibir o filme  BEE MOVIE ( atividades orais e escritas de leitura e interpretação sobre os temas abordados no filme / SESSÃO PIPOCA).


.Confeccionar máscaras de abelhas com os alunos.

.Confeccionar o painel de apresentação do blog para exibição na feira de cultura. 

.Produzir a lembrancinha para a SESSÃO PIPOCA com a temática "ABELHA".

. Exibir os trabalhos realizados pelos alunos  durante o projeto na FEIRA DE ARTE E CULTURA ( em setembro de 2015).

OBS :
 A escolha da abelha como mascote do blog  foi realizada anteriormente em consenso com a turma.

MATERIALIDADE: Irá variar de acordo com a atividade trabalhada ( papéis variados, tintas, cola, tesoura, E.V.A, cola quente, cola para isopor, saquinhos transparentes, fitilhos, elástico , TNT, BANNER, telas de pinturas, pincéis, caneta para tecido, camisas para divulgação do blog,  etc).

AVALIAÇÃO:

Será processual e contínua .Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado no meio no qual está inserido, conscientizando-se de que: para cada direito há também um dever.


REFERÊNCIA : http://luciamartinelli06.blogspot.com.br/2010/10/projeto-abelha.html



A Abelha Chocolateira 


           Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.

- Mas você é uma operária! - gritava a rainha - Tem que aprender.

Na colmeia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema.

Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel...

Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, que ficava nas árvores espalhadas pelo pomar.

Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colmeia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.


- Que mel mais espesso e marrom... - gritaram suas colegas operárias.

- Que nojo! - esbravejaram os zangões.

Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.

- Ela deve ser expulsa da colmeia! - gritavam os zangões.

- É horrorosa, um desgosto para a raça! - diziam outros ainda.

Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.

Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:

- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!

- Chocolate? Alguém disse chocolate? - indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.

Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não...

Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma ideia brilhante.

No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de bolo de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.

 Fábula de Katia Can


Moral da história: As diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.



INFORMAÇÕES SOBRE A ABELHA:



FASES DA ABELHA: OVO - LARVA - NINFA - ADULTO

Assim como as borboletas, as joaninhas as abelhas também sofrem uma METAMORFOSE, as larvas são muito diferentes dos adultos e seu corpo sofre mudanças muito importantes durante seu desenvolvimento.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA ABELHA:

Comprimento: 2 cm (inseto adulto)
Cor: listrada em preto e amarelo
Habitat: fazem as colmeias no topo de árvores, cavernas, telhados.
Velocidade: 17 km.


Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: Tem abelha faxineira, abelha babá, abelha soldado, abelha pedreiro. Tem até a abelha ventilador que agita suas asas para deixar bem fresquinho o interior da colmeia.

As operárias nascem 21 dias após a postura do ovo e cuidam da higiene da colmeia. São disciplinadas, metódicas e ordeiras. Garantem o alimento e a água de que a colônia necessita coletando pólen e néctar, produzem a cera para formar os favos, alimenta a rainha, os zangões, as larvas por nascer e ainda cuidam da defesa da família. Ufa, quanto trabalho! Talvez por isso elas vivam tão pouco tempo: vivem somente de um a quatro meses dependendo de seu cansaço físico. 

           Os zangões  nascem em 24 dias após a postura do ovo e possuem a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Os zangões são responsáveis por fecundar a rainha, dando continuidade à vida na colmeia. Eles vivem pouco, no máximo três meses, isso porque são mortos pela rainha logo após a fecundação ou são expulsos da colmeia nos períodos de falta de alimento - normalmente no outono e no inverno - morrendo de fome ou frio.

            A abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução. É a principal componente da colmeia porque mantém a harmonia no trabalho, além de ser responsável pela reprodução. Uma rainha pode viver até 6 anos, vencendo qualquer indivíduo da colmeia em termos de tempo de vida. Três dias depois de ser fecundada a abelha rainha começa a desovar, botando um ovo em cada alvéolo. Uma rainha pode botar cerca de três mil ovos por dia. Durante o seu ciclo a rainha é que determina quais são os ovos que serão fertilizados, dando origem aos zangões e operárias. As abelhas constroem alvéolos de dois tamanhos: um menor, destinado à criação de larvas de operárias, e outro maior, onde nascerão os zangões. 

             As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas. 


IDADE E  FUNÇÕES :
 

1 a 3 dias Faxineiras: fazem a limpeza e reforma, polindo os alvéolos.

3 a 7 dias Nutrizes: alimentam com mel e pólen as larvas com mais de 3 dias.

7 a 14 dias Alimentam as larvas com idade inferior a 3 dias com geleia real. Também neste período, algumas cuidam da rainha. São Chamadas de amas.

12 a 18 dias Fazem limpeza do lixo da colmeia.

14 a 20 dias Engenheiras: segregam a cera e constroem os favos.

18 a 20 dias Guardas: defendem a colmeia contra inimigos e contra o apicultor desprevenido.

21 dias em diante Operárias ou campeiras trazem néctar, pólen, água e própolis, até a morte.

               As abelhas podem ser divididas em três categorias: sociais, solitárias e parasitas. Somente as sociais produzem mel . Elas produzem o mel, a geleia real, o pólen, a própolis e o veneno. As abelhas são daltônicas não conseguem perceber a cor vermelha, mas podem perceber ultravioleta, azul-violeta, azul, verde, amarelo e laranja. Os olhos de cada lado da cabeça aumentam os objetos vistos 60 vezes mais o seu tamanho. 

CURIOSIDADE SOBRE AS ABELHAS:

Quando nascem duas abelhas rainhas, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a missão da reprodução da colônia. 


O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas diversas espécies de flores. 



As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça que são usados para enxergar dentro da colmeia. 



As abelhas produzem o mel dentro da colmeia para servir de alimento. A geleia real também é produzida e serve de alimento para a rainha. 



Quando  ameaçadas, as abelhas podem picar utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno. 



A criação de abelha, atividade, para produção de mel é chamada de apicultura.



Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e fazer um percurso de 400 mil km de voo, 10 vezes à volta a Terra.


 SESSÃO PIPOCA :

 
SINOPSE: Barry é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colmeia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista Vaness. Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.



MÚSICA: Zum-zum de Cristina Mel For kids 



ZUZ-ZUM

TODOS OS LUGARES DO MUNDO QUE EU VOU
ENCONTRO MINHA AMIGA ABELHINHA ALÍ
NO JAPÃO ESTAVA DE OLHO PUCHADINHO
FAZENDO MELZINHO PRA MIM
ZUM, ZUM, ZUM, ZUM, ZUM
I LOVE YOU
ZUM, ZUM, ZUM, SAYONARA, ARIGATO
ZUM, ZUM, ZUM, ZUM, ZUM
I LOVE YOU
ZUM, ZUM, ZUM, MERCI, MERCI
A ABELHINHA FAZ ASSIM
EU VI MINHA ABELHINHA NA TERRA DO TIO SAM
COM NEVE NAS ASINHAS FAZENDO “ATCHIM”
TODA GRIPADINHA ELA ZOAVA ASSIM
HELP, HELP PRA MIM
PRA QUEM TEM JESUS A VIDA É TÃO DOCE
TEM SABOR DE MEL TUDO QUE SAI DO CORAÇÃO
AÇÚCAR COM AFETO PRA ADOÇAR TUDO PRA MIM
A VIDA É TÃO GOSTOSA ASSIM 


MODELO DA ABELHA CHOCOLATEIRA QUE SERÁ PINTADA NAS TELAS PELOS ALUNOS:

  


ELA NÃO É UMA GRAÇA? 


 


Em breve postarei as telas produzidas pelos alunos e a mascote oficial que está sendo produzida pela artesã Adriana da "RETALHOS MÚLTIPLOS". Aguardem ! 

Um abraço carinhoso da professora Cristina Sanches.




Nenhum comentário:

Postar um comentário