segunda-feira, 26 de janeiro de 2015




 




Oi! Segue mais um projeto bem legal que será trabalhado no ano letivo de 2015 com a minha turminha do 4º ano. Veja: 



PROJETO ALUNO LEITOR  



O sumo prazer humano
Sente o ser que é seduzido
Não apenas pela leitura
Mas, sobretudo, pelo livro
Porque o livro é o corpo
E a leitura, o espírito...


. PÚBLICO ALVO:  4ª ANO ( 1ª etapa do 2º ciclo)


1.JUSTIFICATIVA:

A aprendizagem significativa está ligada ao grau de interesse dos educandos, nas relações emotivas e no grau de prazer que este momento pode propiciar. O ato de ler, interpretar e a contação de histórias são instrumentos importantes na formação e aperfeiçoamento das capacidades criativas dos educandos.
Este projeto tem como pretensão incentivar o despertar artístico e o gosto literário dos alunos além de proporcionar momentos de interação e de pura “sedução literária” . Ele também abordará a importância da biblioteca na escola e da "Pastinha de leitura" em casa ( sempre a disposição do educando).O PROJETO “ALUNO LEITOR” envolverá um trabalho transdisciplinar entre saberes construídos nas linguagens artísticas e a pluralidade cultural.

2-OBJETIVOS:

       .Despertar o gosto de ler e, consequentemente, aperfeiçoar a capacidade de leitura e  interpretação dos alunos além de auxiliar no desenvolvimento de sua expressão artística,  ou seja,  explorar as linguagens artísticas como forma de expressão pessoal;

     . Socializar experiências (  individuais e coletivas ).

  . Pesquisar, resgatar e narrar contos e causos da cultura popular brasileira e do universo literário em geral  e consequentemente semear e ressaltar a importância da preservação dessa memoria , tendo a dramatização  como importante aliada na execução desse projeto.

3-DESENVOLVIMENTO:

A partir do segundo trimestre de 2015 cada aluno levará para casa um livro de história na sexta-feira ( dentro da 'PASTINHA DE LEITURA') com um trabalho  para ser feito sobre o livro ( fichamento). OBS: O trabalho pronto e o livro ( nas mesmas condições em que foi entregue) deverão ser tragos na sexta-feira seguinte para que sejam avaliados e feita a troca por outro livro.
 
O Projeto será desenvolvido durante o ano letivo de 2015.

  
4. MATERIALIDADE :
  
 A materialidade  irá variar   de acordo com a história trabalhada.

Obs: Inicialmente serão necessárias 27 pastas modelo “BRASIL” ( plásticas) de cores variadas   ( “PASTINHA DE LEITURA”) e CONTACT ( rolo com 10 metros).

5.CULMINÂNCIA 
Na última semana de cada mês  será realizada a “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”:
- Será escolhido um  livro trabalhado. Ele será lido pela professora ou por um aluno ( ou mais )  para a turma.
- Discussão sobre a história apresentada ;
 -Apresentação da biografia do autor ;
- Dramatização da história;
- Confecção da lembrança de participação:  marcadores de página com o tema da história trabalhada. 

      

 A espontaneidade é um momento de liberdade pessoal quando estamos frente a frente com a realidade e a vemos, a exploramos e agimos em conformidade com ela. Nessa realidade, as nossas mínimas partes funcionam como um todo orgânico. É o “momento de descoberta, de experiência, de expressão criativa”. (Spolin, 1979:04)”.




REFERÊNCIAS:
.NEVES, Ana Cristina Sanches. Práticas Pedagógicas da EJA : Uma abordagem interativa e afetiva. UFMG,FaE, 2012
.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS E ÉTICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – BRASÍLIA:1997.;





Nenhum comentário:

Postar um comentário