Olá! O ano letivo ainda não começou. Iremos iniciar as atividades escolares em fevereiro de 2015.Porém, vou adiantar a publicação de um dos projetos importantes que serão desenvolvidos durante este ano. Veja:
PROJETO PEDAGÓGICO “ÉTICA E VALORES HUMANOS NA ESCOLA”
“Solidários, seremos união.
Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a
realização de nossos propósitos.”
Bezerra de Menezes
APRESENTAÇÃO
Os valores
humanos são fundamentos morais da consciência humana. Todos os seres humanos
podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Como o
objetivo maior deste projeto é o de propor atividades que levem o educando a
pensar sobre a sua conduta e a dos outros a partir de princípios, nomeou-se o
tema de “ÉTICA E VALORES HUMANOS NA ESCOLA”.
JUSTIFICATIVA
Ao
observar a relevância de trabalhar no âmbito escolar com a educação ética e
acreditando que a escola dever ser um lugar onde os valores morais são pensados,
refletidos, e não meramente impostos, esse projeto mostrou-se pertinente.
Em
conformidade com o trabalho de ensino, o convívio dentro da escola deve ser
organizado de maneira que os conceitos de justiça, respeito e solidariedade
sejam vivificados e compreendidos pelos alunos como aliados à perspectiva de
uma vida melhor. Dessa forma, não somente os alunos perceberão que esses
valores e as regras decorrentes são coerentes com seus projetos de qualidade de
vida, como serão integrados às suas personalidades: respeitar-se-ão pelo fato
de respeitá-los.
PÚBLICO
ALVO:
4º ANO ( 1ºANO DO 2º CICLO)
OBJETIVO
GERAL:
Compreender
a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os
conhecimentos adquiridos nas atitudes diárias necessárias ao convívio em
sociedade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
. Adotar atitudes de respeito
pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio no
ambiente escolar;
.Adotar cotidianamente atitudes
de solidariedade e cooperação;
.Valorizar e empregar o diálogo
como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
. Conhecer os limites
estabelecidos pela escola e participar da construção coletiva
de regras que organizam a convivência do grupo visando a
qualidade.
METODOLOGIA
/ CULMINÂNCIA:
. Leitura, interpretação e produção de textos;
.Jogos , Dinâmicas e exibição de filmes sobre os valores
trabalhados;
. Realização de oficinas, palestras, apresentações artísticas
(modalidades diversas) e excursões.
MATERIALIDADE:
. Papeis diversos (ofício, cartolina, fantasia, etc); lápis de
cores; cola; tesoura; DVD; Data-Show; SOM; câmera fotográfica; fantasias (teatro);
etc. Obs: A materialidade irá variar de acordo com a atividade.
AVALIAÇÃO:
Sabe-se da importância dos valores, normas e atitudes a
serem aprendidos, e que, explicitando a consciência sobre eles, amplia-se a
área de ação da escola. Tais conteúdos não devem se tornar conteúdos de
controle ideológico ou comportamental na escola. Ao contrário, são conteúdos e temas ligados à postura do aluno em relação a questões sociais,
relações intersubjetivas na aprendizagem, primordialmente ligados aos
sentimentos humanos que, articulados aos conceitos e demais conteúdos,
humanizam as ações de aprender. Sendo assim, a avaliação deverá ocorrer de maneira
processual , permeando todo o processo de aprendizado.
CONCLUSÃO:
É
necessário reconhecer e valorizar o papel da escola pública na promoção social
dos indivíduos. Acreditamos que através desse projeto estamos estreitando as
relações entre a escola, comunidade, alunos e professores, uma vez que ele
constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e
interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso à fluência de ideias e
experiências que vêm contribuir para a promoção e exercício da cidadania.
O PROJETO “ÉTICA E
VALORES HUMANOS NA ESCOLA” visa,
portanto, uma melhoria da qualidade pedagógica no espaço escola com
enfoque no conhecimento e na formação humana e cultural, pois contempla as possibilidades e necessidades
dos envolvidos organizando-se em quatro grandes eixos:
- Aprender a saber;
- Aprender a fazer;
- Aprender a ser;
- Aprender a conviver.
DURAÇÃO DO
PROJETO NA ESCOLA:
.
Início: FEVEREIRO DE 2015
.Término:
DEZEMBRO DE 2015
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
.NEVES, Ana Cristina Sanches. Práticas Pedagógicas
da EJA : Uma abordagem interativa e afetiva. UFMG,FaE, 2012
.PROJETO INTERLIGADO/EJA/2013 ( EMRCV )
.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: APRESENTAÇÃO DOS
TEMAS TRANSVERSAIS E ÉTICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – BRASÍLIA:1997.DISPONÍVEL
EM: <http://www.cincominutos.org>
.www.colegiovillareal.com.br
Professora Cristina Sanches
EM RUI DA
COSTA VAL /2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário