domingo, 4 de janeiro de 2015





Olá! O ano letivo ainda não começou. Iremos iniciar as atividades escolares em fevereiro de 2015.Porém, vou adiantar a publicação de um dos projetos importantes que serão desenvolvidos durante este  ano. Veja: 


PROJETO PEDAGÓGICO “ÉTICA E VALORES HUMANOS NA ESCOLA”
Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”

                                                                       
Bezerra de Menezes
APRESENTAÇÃO
Os valores humanos são fundamentos morais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes.  Como o objetivo maior deste projeto é o de propor atividades que levem o educando a pensar sobre a sua conduta e a dos outros a partir de princípios, nomeou-se o tema de “ÉTICA E VALORES HUMANOS NA ESCOLA”.

JUSTIFICATIVA
         Ao observar a relevância de trabalhar no âmbito escolar com a educação ética e acreditando que a escola dever ser um lugar onde os valores morais são pensados, refletidos, e não meramente impostos, esse projeto mostrou-se pertinente.
                Em conformidade com o trabalho de ensino, o convívio dentro da escola deve ser organizado de maneira que os conceitos de justiça, respeito e solidariedade sejam vivificados e compreendidos pelos alunos como aliados à perspectiva de uma vida melhor. Dessa forma, não somente os alunos perceberão que esses valores e as regras decorrentes são coerentes com seus projetos de qualidade de vida, como serão integrados às suas personalidades: respeitar-se-ão pelo fato de respeitá-los.

PÚBLICO ALVO: 
4º ANO ( 1ºANO DO 2º CICLO)

OBJETIVO GERAL:
         Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos nas atitudes diárias necessárias ao convívio em sociedade. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio no ambiente escolar;
.Adotar cotidianamente atitudes de solidariedade e cooperação;
.Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
. Conhecer os limites estabelecidos pela escola e participar da construção coletiva de regras que organizam a convivência do grupo visando a qualidade.

METODOLOGIA / CULMINÂNCIA:
. Leitura, interpretação e produção de textos;
.Jogos , Dinâmicas e exibição de filmes sobre os valores trabalhados;
. Realização de oficinas, palestras, apresentações artísticas (modalidades diversas)  e excursões.

MATERIALIDADE:
. Papeis diversos (ofício, cartolina, fantasia, etc); lápis de cores; cola; tesoura; DVD; Data-Show; SOM; câmera fotográfica; fantasias (teatro); etc. Obs: A materialidade irá variar de acordo com a atividade.

AVALIAÇÃO: 
Sabe-se da importância dos valores, normas e atitudes a serem aprendidos, e que, explicitando a consciência sobre eles, amplia-se a área de ação da escola. Tais conteúdos não devem se tornar conteúdos de controle ideológico ou comportamental na escola. Ao contrário, são conteúdos e temas ligados à postura do aluno em relação a questões sociais, relações intersubjetivas na aprendizagem, primordialmente ligados aos sentimentos humanos que, articulados aos conceitos e demais conteúdos, humanizam as ações de aprender. Sendo assim, a avaliação deverá ocorrer de maneira  processual , permeando todo o processo de aprendizado.

CONCLUSÃO:
É necessário reconhecer e valorizar o papel da escola pública na promoção social dos indivíduos. Acreditamos que através desse projeto estamos estreitando as relações entre a escola, comunidade, alunos e professores, uma vez que ele constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso à fluência de ideias e experiências que vêm contribuir para a promoção e exercício da cidadania.

O PROJETO  “ÉTICA E VALORES HUMANOS NA ESCOLA” visa, portanto,  uma melhoria da  qualidade pedagógica no espaço escola com enfoque no conhecimento e na formação humana e cultural, pois  contempla as possibilidades e necessidades dos envolvidos organizando-se em quatro grandes eixos:
  • Aprender a  saber;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a ser;
  • Aprender a conviver.
DURAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA:

. Início: FEVEREIRO DE 2015
.Término: DEZEMBRO DE 2015

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
.NEVES, Ana Cristina Sanches. Práticas Pedagógicas da EJA : Uma abordagem interativa e afetiva. UFMG,FaE, 2012
.PROJETO INTERLIGADO/EJA/2013 ( EMRCV )
.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS E ÉTICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – BRASÍLIA:1997.DISPONÍVEL EM: <http://www.cincominutos.org>
.www.colegiovillareal.com.br
 
                                                              Professora Cristina Sanches

EM RUI DA COSTA VAL /2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário